Calendário

O processo de transição em que a nossa igreja está, neste momento, pretende levar não só a um modelo de liderança mais adequado à sua realidade, mas também a uma renovação da mentalidade e dinâmica de participação de toda a igreja. Pretendemos desenvolver o ministério pastoral da igreja com todos os recursos de que Deus já dotou a igreja, porque entendemos ser este o modelo bíblico e o que melhor traduz os próprios planos de Deus para nós. Além disso, também se pretende passar de um modelo de “afunilamento”, em que uma pequena percentagem de pessoas (o líder ou líderes) faz a maior percentagem das coisas, para um modelo mais flexível e participativo, em os ministérios não são uma estrutura para “encher” com pessoas, mas o resultado da iniciativa dos membros que Deus mobiliza e capacita para tal.

No sentido de começar a concretizar os nossos próximos passos, chegámos à conclusão de que seria importante estabelecer um calendário que nos sirva de referência. Não pretendemos alongar demasiado o processo, sob pena de perdermos momentum, mas também não o podemos apressar, correndo o risco de nos precipitarmos e atropelarmos o que se pretende construir. Assim, apesar de poder vir a sofrer ajustes e afinamentos, apontamos para a seguinte linha temporal:

  • Em Junho deste ano, pretendemos iniciar a revisão dos nossos Estatutos, de forma a acomodá-los às mudanças almejadas (particularmente no que diz respeito à natureza plural e mista em género da Equipa Pastoral).
  • Ainda em Junho ou Julho, gostaríamos de dar por concluído o processo de revisão estatutária.
  • Assim que os Estatutos estiverem revistos, dá-se início a um tempo em que os membros da igreja que gostariam de servir na Equipa Pastoral, se voluntariam para tal. Durante este período, toda a igreja é também encorajada a motivar pessoas em quem vê dons de pastoreio a que se voluntariem.
  • A partir do momento em que já existirem algumas pessoas candidatas à Equipa Pastoral (idealmente entre 5 e 7 pessoas), poderão iniciar-se algumas reuniões de preparação e orientação da mesma.
  • Entre Setembro e Novembro deverá ser marcada uma Sessão Administrativa, na qual a igreja aprova a constituição da Equipa Pastoral, com a eleição dos voluntários a quem reconhece os dons de pastoreio. A partir desse momento, a equipa estará em exercício de funções, por um período de cerca de um ano, num regime ainda de adaptação e introdução de melhorias.
  • Em Setembro de 2025, momento em que a igreja completará 50 anos de existência, será marcada uma Celebração para a Consagração ao Ministério Pastoral de cada um dos elementos da Equipa Pastoral, pelo período que tiver ficado definido nos Estatutos.

Conforme o desenrolar do processo, teremos sempre a flexibilidade de antecipar, adiar ou modificar qualquer um destes passos, conforme virmos que melhor servirá a vontade de Deus e as necessidades da igreja. Assim o faremos, se Deus permitir!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *