Em 1973, chega à Ilha Terceira o Pastor Danny W. Avery para prestar apoio espiritual aos militares e civis americanos da Base das Lajes. Este homem sente, então, a necessidade de dar a conhecer a pessoa de Jesus Cristo ao povo terceirense. Como não sabia falar Português, decidiu escrever para a Convenção Baptista Portuguesa (organismo de cooperação das igrejas Baptistas em Portugal), pedindo missionários que falassem a Língua Portuguesa para darem a conhecer a pessoa de Jesus Cristo ao povo Açoriano.

Assim, em 1974, chega à Terceira, vindo do Brasil, o Pastor Francisco António de Souza com a sua esposa Márcia Souza e seus filhos para darem início à missão portuguesa da, já então constituída, igreja Azorean Baptist Church. A 24 de Novembro de 1974, realiza-se, então, o primeiro culto desta missão num edifício alugado na Rua Nicolau Anastácio, número 17, na Praia da Vitória.

A 6 de Julho de 1975, tem lugar a primeira assembleia geral da igreja (sessão administrativa), na qual os 25 irmãos presentes decidem organizar-se como igreja. Nesta sessão ultimam-se alguns pormenores para a inauguração de uma missão em Angra do Heroísmo, que vem a ter lugar na Rua do Galo. Vinte dias depois, a 26 de Julho, chega à ilha Edmundo Venturini, pai de Márcia Souza, a fim de auxiliar o trabalho destes. A 7 de Setembro deste ano de 1975, realizam-se os primeiros 11 baptismos, seguindo-se outros 12 no dia 29 deste mesmo mês. Um dia depois, no dia 30 de Setembro, é organizada oficialmente a Igreja Evangélica Baptista da Praia da Vitória, com um total de 30 membros.

A 19 de Maio de 1976, a Igreja passa  a contar com uma nova Missão, na Vila Nova, na Canada do Bezerra, 31, em casa de Manuel e Virgínia Meneses, para onde, mais tarde, mais tarde foi disponibilizado um piano para apoiar a escola de música. Neste ano a igreja participa na constituição da Associação Baptista Açoreana (ABA). Ainda neste ano de 1976, chega à Terceira a missionária brasileira Lucy Gonçalves Guimarães para ajudar no projecto missionário.

Em 1977, a missionário Lucy Guimarães ocupa-se da nova frente missionária da igreja, agora na ilha de S. Miguel. A 13 de Junho deste ano, são realizados, pelo Pastor Francisco Souza, na Praia do Pópulo, os primeiros 5 baptismos da nova missão micaelense.     Em Setembro do já referido ano de 1977, a Igreja conta com 70 membros, assim distribuídos: 13 na Missão de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel; 12 na Missão de Angra do Heroísmo; 6 na Missão da Vila Nova; 4 na América do Norte; 1 no Brasil e 34 na Praia da Vitória. No final deste ano, a 7 de Dezembro, foi organizada, com 13 membros, a Primeira Igreja Evangélica Baptista de Ponta Delgada.

Em Outubro deste mesmo ano, a igreja envia António Emanuel Ribeiro Tavares da Silva a fazer estudos teológicos no Seminário Teológico Baptista em Queluz.

Em 1979, Ano Internacional da Criança, a Igreja organiza actividades de evangelismo de crianças, atingindo um total de 2.547 crianças. Neste ano, a igreja dá início ao seu Instituto de Treinamento com as disciplinas de Música; Português; Doutrinas; Geografia Bíblica; Ler e Compreender a Bíblia e Missões e Evangelismo Prático.

No primeiro dia de Janeiro de 1980, pela madrugada, esta igreja decide comprar um terreno para construção de instalações próprias. O sismo, que aconteceu pelas 15:40 daquele dia e que destruiu grande parte das construções da ilha, não demoveu os irmãos deste propósito. Assim, em Julho de 1981, começam as obras e em 11 de Dezembro de 1982 é inaugurado o Templo desta igreja, o primeiro templo evangélico da ilha a ser construído de raiz.

Em 16 de Maio de 1983, é publicada, no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, a Certidão da Escritura da constituição da associação religiosa “Igreja Evangélica Baptista da Praia da Vitória”, passando, assim, esta igreja a “existir”, também, juridicamente.

A 12 de Junho de 1983, a Igreja despede-se da família de missionários pioneiros do trabalho Baptista entre portugueses nos Açores- a família Souza- e recebe os seus sucessores, a família Lota.

 O Pastor Diné René Lota, sua esposa Leila Regina Delgado Lota e seus filhos servem nesta igreja durante cerca de três anos, tendo partido para outro campo missionário a 29 de Junho de 1986.

 Em Maio de 1986, inicia o seu trabalho nesta igreja o Pastor Lúcio Casassanta Souza Pereira com sua esposa, Cirlei Queiróz Casassanta Pereira, e seus filhos. O Pastor Casassanta toma posse do pastorado da igreja no dia da despedida da família Lota, a 29 de Junho de 1986.

De seguida, tomou a liderança desta igreja o Pastor António Tiago Souza Pereira, o qual chega à ilha Terceira em Setembro de 1989, acompanhado da sua esposa Maria do Carmo Pereira e filhos.

A 23 de Setembro de 1990 é organizada como igreja a missão em Angra do Heroísmo.

No verão de 1992, desloca-se, pela primeira vez, o grupo de jovens da igreja aos acampamentos Palavra da Vida e Água de Madeiros.

Em Agosto de 1994, a igreja recebe o projecto JME, Juventude Missionária Envolvida, da Aliança Pró- Evangelização de Crianças de Portugal, através do qual são atingidas mais de uma centena de crianças em todo o concelho. Do trabalho realizado, veio, mais tarde, a surgir o Centro da APECP nos Açores, na Serra de Santiago.  Mais tarde, no ano 2000, a igreja começa uma missão nas instalações desta organização.

Em Março de 1995, a igreja recebe, via-satélite, a partir de Porto Rico, a Cruzada Billy Graham, a qual foi transmitida por todo o mundo, simultaneamente, em 116 línguas.

Em Agosto de 1996, o Pastor Tiago deixa o pastorado da igreja, assumindo, provisoriamente, a liderança desta Rúben Jorge Maduro Couto.

Em Dezembro de 1996, assume o pastorado o Pastor Narciso da Silva Braga, que chegou, vindo do Brasil, acompanhado da sua esposa Mardilene da Silva Braga e filhos. O seu trabalho com esta igreja terminou em Dezembro de 1999.

Em Janeiro de 2000, assumiu a liderança da igreja a Missionária Rosa Lúcia da Silva Freitas.

Em Agosto de 2000, retomando a sua visão missionária, a igreja deu início ao projecto “Deus Ama o Corvo”. Este projecto teve como objectivo levar a mensagem de amor de Cristo à população daquela ilha que, até então, não tinha nenhum trabalho evangélico. A primeira viagem, no verão de 2000,  consistiu na primeira abordagem à ilha. Desta viagem resultaram vários contactos e cerca de 30 pessoas interessadas em receber um curso por correspondência. Um ano depois, no verão de 2001, é realizada a segunda viagem missionária. Em ambas as viagens foram realizadas actividades de evangelismo criativo nas ruas e contactos pessoais com a população.

Aquando da segunda viagem (Agosto de 2001), a igreja entregou o trabalho no Corvo à Igreja Assembleia de Deus das Flores, a pedido desta última, dado que estes irmãos queriam começar um trabalho na sua ilha vizinha e as dimensões populacionais do Corvo não justificam dois trabalhos evangélicos.

Em Janeiro de 2003, Rúben Jorge Maduro Couto assume a liderança da igreja, na qualidade de Obreiro.

Em Janeiro de 2003, é realizado o Projecto “Deus Ama a Praia”, composto por uma exposição de fotografia patente num bar cultural da cidade, sobre a qual se pode ler na edição de 22 de Janeiro do Jornal Diário Insular “[é uma exposição com] um pendor religioso, com base nas Sagradas Escrituras”.

De 24 a 27 de Abril deste mesmo ano de 2003, é levado a cabo, em parceria com a Convenção Baptista Portuguesa e com o Seminário Teológico Baptista o projecto “Celebrar a Liberdade”. Este projecto foi dinamizado por um grupo de 23 pessoas vindas de igrejas do continente português e consistiu, essencialmente, de evangelismo criativo.

A 20 de Julho de 2003, a igreja convoca o seu primeiro Concílio Examinador para o Ministério Pastoral, a fim de examinar o seu obreiro, Rúben Couto. Tendo o candidato sido aprovado por unanimidade pelos 7 pastores que formaram o Concílio Examinador, este tomou, neste mesmo dia, posse do pastorado da igreja.

No dia 5 de Setembro de 2010, tomou posse do pastorado da igreja o Pastor Paulo Barata, o qual havia participado no projecto “Celebrar a Liberdade” e já tinha estado na igreja, na qualidade de missionário, entre 2005 a 2008.

No dia 1 de junho de 2013, o Pr. Rúben Couto reassumiu o pastorado da igreja, tendo continuado como pastor da igreja até ao dia 31 de maio de 2018. Entre 1 de junho e 31 de dezembro de 2018, o Pr. Arthur James Nilsen assumiu o pastorado da igreja, tendo o Pr. Rúben reassumido a liderança da igreja no dia 1 de janeiro de 2019, tendo terminado o pastorado desta igreja em 31 de dezembro de 2021.

No dia 7 de janeiro de 2022, assumiu o pastorado interino da igreja, o Pastor Dimas de Souza Filho, casado com a irmã Lília Venturini de Souza, filha do primeiro casal de Missionários Baptistas nos Açores Pr. Francisco António de Souza e Márcia Venturini de Souza. O Pr. Dimas terminou o pastorado interino, no dia 31 de Dezembro de 2023.

No dia 12 de janeiro de 2024, foi eleito, como Pastor Interino, Rúben Jorge Maduro Couto, pelo período de um ano. A igreja decidiu, unanimemente, investir numa transição do atual modelo de liderança, durante este ano, para o de uma liderança plural e mista, originária do seio da mesma, numa perspectiva de mordomia dos dons e recursos dados por Deus.

                          A DEUS TODA A GLÓRIA!