Foco

Durante o tempo de transição para um novo modelo de liderança e de dinâmica da igreja, decidiu-se reduzir as atividades e ministérios ao mínimo, para focarmos toda a atenção e recursos nessa mudança de funcionamento.

Durante este tempo de “serviços mínimos”, que alguém já comparou à nossa travessia do deserto, esperamos que todos os membros da igreja participem e se envolvam em tudo o que diz respeito a este processo. No horário que antes pertencia à Escola Bíblica Dominical, juntamo-nos para refletir, orar, debater e investigar o texto bíblico sobre tudo o que tenha a ver com a liderança cristã e não só. Queremos perceber de que forma Deus nos está a capacitar e a dirigir, dentro da Sua Palavra, para um modelo de liderança que seja adequado à nossa realidade e que nos permita o melhor desenvolvimento dos ministérios que Ele tem reservado para a nossa igreja.

Assim que o processo de transição tiver chegado ao ponto de já termos uma equipa pastoral, ainda que em fase embrionária, contamos retomar ou iniciar, a pouco e pouco, os  ministérios que Deus quiser e permitir. Para esse momento, julgamos que será importante observar os seguintes critérios:

  • Quando algum membro sentir a necessidade de a igreja desenvolver determinado ministério, isso é o sinal de que Deus está a chamar esse membro para se envolver no mesmo.
  • Qualquer pessoa pode começar um ministério, quer pertença à Equipa Pastoral, quer não.
  • A lógica ministerial deixa de ser: 1) Em primeiro lugar, criar um ministério (ex: Ministério de Crianças, Jovens, Reuniões de Oração, Grupos de Estudo Bíblico, etc) e 2) E em segundo lugar, encontrar pessoas para fazer esse ministério acontecer. Em vez disso, só se iniciam os ministérios, de acordo com as pessoas que se disponibilizam para os começarem, mediante os seus dons, talentos e capacidades.
  • De forma a garantir a sustentabilidade, o ideal é promover a redundância de recursos humanos. Ou seja, quando alguém pretende iniciar um ministério, será ideal que mais alguém colabore com essa pessoa, não só para garantir a continuidade do mesmo nos impedimentos do outro, mas para dividir a sua carga.
  • Compete à Equipa Pastoral dar formação, mobilizar e coordenar os recursos para capacitar as pessoas que irão desenvolver cada ministério, de modo a que o façam da melhor forma.
  • Todos os ministérios devem ter uma data de conclusão. Nessa data, serão avaliados para poderem ser reajustados, continuados ou cessados.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *