A NOSSA DECLARAÇÃO DE ESTILO DE VIDA

A forma como vivemos

 As crenças não são importantes até serem traduzidas em acções. Alicerçados no que a Bíblia ensina,  sentimo-nos solidamente baseados quanto às práticas seguintes:

1. A BÍBLIA É A NOSSA FONTE DE AUTORIDADE

“Toda a escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; “ II Tm 3:16

 Dado que a Palavra de Deus é a única autoridade verdadeira e segura, aceitamos a Bíblia como manual de vida. A nossa primeira questão quando enfrentamos as decisões é “ O que é que a Bíblia diz a respeito disto?” Estudamos diariamente a Bíblia, através da leitura, compreensão e memorização.  A Bíblia é a base para tudo aquilo que cremos e fazemos.

 2. AUTONOMIA DA IGREJA LOCAL

“Também Ele é a cabeça do corpo, da igreja…” Cl 1:18

Cristo é reconhecido como a cabeça da nossa igreja, e não qualquer outra pessoa, grupo ou organização religiosa. Mesmo reconhecendo o valor das associações e da cooperação com outros grupos de cristãos, nós cremos que toda igreja local deve ter governo próprio e independência de qualquer tipo de controlo denominacional. Apesar de procuramos e estimularmos o relacionamento com outras igrejas evangélicas, encorajamos cada congregação a ter sua própria estratégia, estrutura e estilo.

 3. A PARTICIPAÇÃO NA VIDA DA IGREJA

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” Sal 133:1

 É responsabilidade de cada crente participar na vida da igreja (celebrações, reuniões, projectos, eventos, entre outros), o que constitui uma importante fonte de fortalecimento espiritual pela inter- ajuda. 

 4. O DÍZIMO

“Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao Senhor.” Lv 27:30

Na nossa igreja, entregamos o dízimo para o sustento do corpo de Cristo, como Deus determinou. Reconhecemos que dar 10 por cento dos nossos rendimentos é o padrão bíblico do dar.

5. O SACERDÓCIO DE CADA CRENTE

“E nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória…” Ap 1:6

 “Mas vós sois a geração eleita, sacerdócio real (…)  povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” I Pe 2:9

 A Bíblia ensina que o crente é chamado para servir a tempo integral como cristão, conforme os seus dons. Praticamos a verdade de que cada crente é um ministro e encorajamos cada membro a encontrar um lugar de serviço e ministério. Todos os crentes têm acesso directo a Deus.

 6. O BAPTISMO POR IMERSÃO

“Tendo sido sepultados com Ele no baptismo, no qual também fostes ressuscitados”.. Cl 2:12

 Na nossa igreja praticamos o baptismo, por imersão na água, dos que crêem em Jesus Cristo como seu salvador. Este é o modo como Jesus foi baptizado e como a Bíblia ensina.

 7. A CEIA DO SENHOR (comunhão)

“E, tendo dado graças, o partiu e disse: isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente […] tomou o cálice, dizendo: este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes […]” I Coríntios 11:24-25

 Na nossa igreja, celebramos a Ceia do Senhor em memória da sua morte por nós e como símbolo da nossa comunhão n’Ele. Participam deste acto simbólico os membros da nossa igreja, bem como membros de outras igrejas evangélicas.

 8. A VIDA DIRIGIDA PELO ESPÍRITO SANTO

“Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15:5

“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas , e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” Jo 14:26

 Cremos que a única forma possível de vivermos como cristãos é através do poder de Deus em nós. Assim, buscamos a dependência diária do Espírito Santo, que nos capacita para fazer o que é correcto. Fl 2:13;  Ef 5:18

 9. O FALAR AOS OUTROS SOBRE JESUS

“… e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” I Pe 3:15

É responsabilidade de todo o cristão compartilhar as boas novas com quem Deus nos põe em contacto e convidá-los para assistir às celebrações da igreja.

 10. O CRESCER EM SANTIDADE

“Sede santos, porque eu sou santo[…]” 1 Pedro 1: 15-16

 O crente deve buscar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, separando-se do pecado e cultivando hábitos de leitura da Bíblia e oração diários. II Cor 5:17; Heb 12:14; II Cor 7:1

 11. A VIDA DE ADORAÇÃO

“[…] os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4:23- 24

 Fomos criados para adorar a Deus e sermos o espelho da sua glória. Assim, todos os nossos pensamentos e acções deverão expressar essa atitude.